Foram encontrados 314 registros para a palavra: policiais

76ª CIPM E 96ª CIPM PROMOVEM CURSO DE NIVELAMENTO DOS POLICIAIS MILITARES

De 29/04 a 01/05, foi realizado no município de Sobradinho/BA, instrução de Nivelamento de parte do efetivo do PETO da 76ª e 96ª CIPM com o intuito de aprimorar a técnica e a tática do referido efetivo. Durante os mencionados dias, foram realizadas diversas atividades como Patrulhamento Urbano, instruções de práticas de tiro, tendo como primeira colocada a Aspirante PM Alana Borges, pertencente ao efetivo da 76ª CIPM. ..

Rui formaliza consulta ao TCE para contratar policiais civis

Durante visita às obras de requalificação que o Governo do Estado está executando no Centro Antigo de Salvador, na manhã desta sexta-feira (22), o governador Rui Costa anunciou que consultará o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para viabilizar a contratação de mais policiais civis. Rui reafirmou o compromisso de realizar a convocação, mas ressaltou que está impedido de fazer isso em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

O governador voltou a explicar que o Estado ultrapassou o limite de gastos com pessoal estabelecido pela LRF e, por esse motivo, não pode fazer novas contratações, exceto para substituir aposentadorias e óbitos. "Estou empenhado em chamar o maior número de policiais civis possível, mas não posso fazer isso à revelia da PGE e do TCE. O entendimento inicial da PGE é de que só poderíamos chamar esses policiais para as vagas abertas pelas aposentadorias e mortes a partir de janeiro deste ano, mas eu entendo, e estou pedindo parecer do TCE sobre o assunto, que a data que devemos ter como base é a mesma da publicação do edital do concurso. Se o TCE assim entender, a gente deve chamar cerca de 250 pessoas, entre agentes e delegados", afirmou Rui. 

Mesmo estimando a quantidade de novos contratados, o governador destacou que chamará "exclusivamente o número que a PGE e o TCE referendar como entendimento do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal", sob o risco de ter as contas do Estado rejeitadas pelo Tribunal de Contas...

Em parceria com o Hemoba, policiais civis promoveram campanha de doação de sangue

Em parceria com o Hemoba, os escrivães, investigadores e aprovados no concurso público da Polícia Civil, realizaram nesta quarta-feira (20), campanha de doação de sangue, das 7hs às 17hs,    O ônibus do Hemoba destinado a fazer as doações de sangue o " Hemóvel"  ficou localizado em frente ao prédio da Polícia Civil, na Piedade.   Essa iniciativa foi mais uma ação do movimento unificado da categoria pelo enquadramento na tabela salarial de nível superior, conforme consta na Lei Orgânica do Governo do Estado e mais uma atividade para pressionar o Governador a fazer a nomeação dos aprovados no concurso de 2013.  

Para o Investigador Ary Alves, a doação de sangue foi mais uma forma de contribuir com  a sociedade civil. Alves destacou que a polícia não deve se restringir à Segurança Pública, o policial tem que ter como objetivo ajudar no exercício da cidadania brasileira. " O ato de doar sangue é uma obrigação do cidadão. Tem  muitas pessoas que sofreram acidentes, precisam fazer cirurgias, transplantes. O estoque de sangue no Hemoba está abaixo da demanda social", frisou o investigador.   
O escrivão Luiz Carlos fez a doação de sangue e salientou que a função do policial consiste, acima de tudo, em salvar vidas. " Foi uma ótima experiência poder participar da doação de sangue e saber que esse gesto vai ajudar muitas pessoas que estão esperando o tipo sanguíneo compatível! Essa foi uma forma inteligente que encontramos para  reivindicar a valorização dos policiais civis da Bahia!", pontuou. 
..

Sem aumento ha dois anos policiais e bombeiros militares de PE realizam ato público nesta quarta-feira (13)

Policiais e bombeiros militares realizam ato público na próxima quarta-feira (13). A iniciativa é  do  deputado estadual Joel da Harpa e o evento acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe , a partir das 13h. Da Alepe, o grupo seguirá em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas onde, juntamente com todas as associações militares, fará a entrega de uma pauta de reivindicações ao governador Paulo Câmara.

Na ocasião, após a apresentação da pauta,  será realizada a Assembleia Geral da categoria. "São dois anos sem aumento salarial. A categoria sofre com essa defasagem e com as péssimas condições de trabalho. Entregaremos ao governador do estado nossa pauta de reivindicações atrelada a um estudo econômico que mostra os detalhes do reajuste da categoria", afirma Joel da Harpa.

Outro ponto que será levado ao Executivo são as péssimas condições de trabalho que a categoria tem enfrentado. "Policiais e bombeiros tem se desdobrado para garantir a segurança da população. É preciso repensar essa forma de trabalho e principalmente o Pacto Pela Vida. A ausência do governo nesse quesito coloca em risco a corporação e o cidadão", conclui. ..

Adolfo Viana afirma que não vai descansar enquanto os 800 Policiais civis não forem nomeados

Com adesivo no peito exigindo "Nomeação Já!", o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa (Alba) e deu início ao discurso citando os números informados pela Secretaria de Segurança Pública, atestando que, do dia 1º de abril até o dia 4/04, 20 homicídios foram registrados no Estado.

Indignado com os dados de violência registrados em apenas quatro dias, o parlamentar tucano indagou os parlamentares da bancada do Governo sobre o que eles fizeram da semana passada até agora, para acelerar o processo de homologação dos concursados da Policia Civil que aguardam desde 2013 a nomeação. "Se foi feito pouca coisa, a partir de agora vamos fazer mais, foram 20 homicídios em apenas quatro dias, sem contar os assaltos a coletivos e ao cidadão de bem", acrescentou...

Adolfo Viana defende a convocação de 800 Policiais Civis aprovados em 2013

Em discurso proferido na tarde desta segunda-feira (28) o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) saiu em defesa dos candidatos aprovados no concurso de 2013 da Polícia Civil que até então, não foram convocados. Conforme o parlamentar, "a Casa Legislativa não pode ficar omissa em relação aos casos de violência registrados em todo o Estado. No ano de 2015, foram 2.810 casos de estupros, 209 assaltos a bancos e 5.450 homicídios.

"A Bahia tem o maior número de homicídios do país. O estado passou a ser o destino preferencial do crime organizado e esta Casa Legislativa não pode ficar omissa diante desses números. São 800 policiais preparados aguardando a homologação para que possam ir para as ruas defender os baianos", acrescentou Viana...

6º BPM PRESTA HOMENAGEM ÀS POLICIAIS FEMININAS

Policiais femininas do 6º Batalhão de Polícia Militar foram homenageadas pela passagem do Dia Internacional da Mulher, na manhã desta quarta-feira (9), no Centro Cultural de Senhor do Bonfim.

Foi declamado um poema da autoria do Subcomandante da Unidade, o Major PM Cláudio Pitta e apresentado um vídeo com mensagens de comandantes e colegas, emocionando a todas...

URGENTE: POLICIAIS CIVIS PARALISAM ATIVIDADES EM JUAZEIRO HOJE E AMANHÃ

Fernando Almeida diretor Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia) informou ao Blog na manhã desta quinta-feira (10) que a Polícia Civil da Bahia, estará paralisada nos dias 10 e 11/03/2016, após deliberação ocorrida em assembléia em Salvador. Os serviços essenciais e previstos em lei serão mantidos para a população, a exemplo das prisões em flagrante delito, levantamento cadavérico, assim como ocorrências envolvendo crianças e idosos.

..

Salgueiro-PE: Comandante do 8º BPM homenageia policiais durante reunião geral

Na última sexta-feira (04), por volta das 08h, o Tenente Coronel PM – ISAAC GUERRA, comandante do 8º BPM, conduziu uma reunião com a tropa do batalhão, no auditório do IF – Campus Salgueiro, com a finalidade de debater assuntos estratégicos para redução de ilicitudes e o combate a criminalidade na área do 8ºBPM. Durante o evento, também foram discutidas as metas a serem alcançadas durante seu comando, principalmente em se tratando de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e crimes contra o patrimônio (CVP). Na reunião, o Cel. Guerra, como de costume, homenageou os policiais militares sob seu governo, que se destacaram em suas respectivas funções, sendo o CABO PM – LUIZ CARLOS, Destaque Operacional do mês de janeiro de 2016 e o SUB TENENTE PM – DAMIÃO, Destaque Operacional em fevereiro do mesmo ano.

Já os Destaques administrativos foram o SUB TENENTE PM – ÉDVON e o SARGENTO PM – ESPEDITO (JAN e FEV 2016). Os policiais homenageados como destaques do ano de 2015 foram o SARGENTO PM CECÍLIO (Destaque Administrativo) e CABO PM – REIS (Destaque Operacional). Os PMs aniversariantes do mês, também receberam as honras do comandante, que encerrou o episódio por volta das 11h...

Homem em Petrolina é preso tentando subornar policiais

Ontem (22), Policiais Militares do 5°BPM quando realizavam rondas com abordagem a pessoas e veículos em Rajada flagraram Espedito J. Rodrigues, 39 anos, residente no povoado de Pau Ferro conduzindo a Motocicleta Honda CG 125, praticando direção perigosa e ao perceber a presença da viatura policial empreendeu fuga pela contramão da via colocando em risco a vida de terceiros.

Ao ser abordado pelos PPMM ofereceu a quantia de R$ 30,00 (trinta reais) para ser liberado, momento em que lhe foi dada voz de prisão e em seguida foi conduzido e apresentado à Delegacia de Plantão de Petrolina, junto com a citada motocicleta onde foi autuado em flagrante delito por prática de corrupção ativa...

Carência de policiais rodoviários federais ameaça segurança nas estradas, diz Deputado

O Brasil está carente de policiais rodoviários federais. Quem alertou para a situação foi o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (17).

De acordo com o parlamentar, o último concurso para a Polícia Rodoviária Federal foi realizado em 2013, para mil vagas, e todas elas já foram preenchidas. Estima-se que hoje a PRF necessite de no mínimo, 1.500 policiais, para amenizar esse problema vivido em todo o Brasil e, claro, na Bahia também...

Artigo - Policiais Militares e os Direitos Humanos

A compreensão que se tem de Direitos Humanos é que são direitos básicos de todos os seres humanos. São direitos civis e políticos (exemplos de direitos a vida, à propriedade, liberdade de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal etc.), direitos econômicos, sociais e culturais, direitos difusos e coletivos.

Nessa perspectiva pensar direitos comuns que sejam extensivos aos policiais, em especial para os policiais militares, é algo quase impensável na realidade prática. Tem sido assim desde muito tempo. Na atualidade a falta desses direitos básicos tem sido muito questionada, em razão dos problemas existenciais e das relações humanas do presente século. Pressão de todos os lados, o acesso à informação que nos chega de forma instantânea, banalização da vida, pouca sensibilidade; perca ou o surgimento de novos valores, pilares sendo destruídos. Enfim, a humanidade passa por transformações que tem mexido com significativamente com as relações humanas, tanto do sujeito com ele mesmo quanto na relação com os demais...

Família de Beatriz e manifestantes pedem mais celeridade nas investigações policiais sobre a morte da criança

“Somos todos Beatriz!”. Esse foi o grito que os manifestantes entoaram, na noite desta quinta-feira (11), durante mais uma manifestação pela  morte da criança Beatriz Angélica Mota. O protesto, que aconteceu em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, centro de Petrolina, reuniu e emocionou familiares, amigos e a população no geral.

Beatriz foi morta com golpes de faca no dia 10 de dezembro de 2015 em uma das dependências da escola. Após 60 dias, o caso segue sem solução e nenhum suspeito de ter cometido o crime foi identificado...

Resolução determina fim dos autos de resistência em registros policiais

Uma resolução conjunta do Conselho Superior de Polícia, órgão da Polícia Federal, e do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil publicada nesta segunda (4) no Diário Oficial da União aboliu o uso dos termos "auto de resistência" e "resistência seguida de morte" nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais em todo o território nacional.

A medida, aprovada em 13 de outubro de 2015, mas com vigência somente a partir da publicação no DOU, promove a uniformização dos procedimentos internos das polícias judiciárias federal e civis dos estados nos casos de lesão corporal ou morte decorrentes de resistência a ações policiais.

De acordo com a norma, um inquérito policial com tramitação prioritária deverá ser aberto sempre que o uso da força por um agente de Estado resultar em lesão corporal ou morte. O processo deve ser enviado ao Ministério Público independentemente de outros procedimentos correcionais internos das polícias...